Estado de defesa



01Q713738
Ano: 2016
Banca: INSTITUTO AOCP
Órgão: EBSERH
Prova: Advogado
A respeito das disposições constitucionais acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
a)
O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de defesa nos casos de declaração de estado de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
b)
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
c)
O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria simples.
d)
Na vigência do estado de sítio decretado no caso de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa, poderão ser tomadas contra as pessoas as medidas consistentes em detenção em edifício destinado a acusados ou condenados por crimes comuns e intervenção em empresas privadas.
e)
Na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a vinte dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário.
Parte inferior do formulário
02Q676943
Ano: 2016
Banca: COMPERVE
Órgão: Câmara de Natal - RN
Prova: Guarda Municipal
De acordo com o exposto na Constituição Federal de 1988, o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Diante disso, na vigência do estado de defesa, a Constituição determina que 
Parte superior do formulário
a)
 pode haver restrições ao sigilo de comunicação telegráfica e telefônica. 
b)
é impossível se estabelecer restrições aos direitos de reunião. 
c)
a prisão ou detenção de qualquer pessoa poderá ser superior a dez dias. 
d)
é permitida a incomunicabilidade do preso.
Parte inferior do formulário
03Q632912
Ano: 2016
Banca: FCC
Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Prova: Juiz do trabalho
Havendo nas capitais de vários Estados da federação manifestações populares diárias e violentas, com destruição de bens públicos e privados, sempre pedindo a renúncia de determinados mandatários populares, resolveu o Presidente da República, por certo prazo e ouvidos os Conselhos da República e de Defesa Nacional, decretar, nas aludidas capitais, estado de defesa. Em seguida, visando a atender aos reclamos da população, apresentou-se no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional, para instituição do regime de governo parlamentarista no país, prometendo-se que a referida emenda estaria votada e decidida antes do fim do aludido estado de defesa, tudo para normalizar a situação no país.
No caso, essa emenda 
Parte superior do formulário
a)
já nasceu viciada, porque tudo indicava que sua aprovação teria sido decidida antes da sua apresentação. 
b)
não poderia ser apresentada, porque feria cláusula pétrea. 
c)
poderia ser apresentada, mas não sob pressão popular com a prática de atos ilícitos. 
d)
poderia ser apresentada, mas a sua votação deveria seguir o trâmite constitucional normal. 
e)
não poderia ser apresentada, em razão do estado de defesa. 
Parte inferior do formulário
04Q586325
Ano: 2015
Banca: FCC
Órgão: TJ-SE
Prova: Juiz de Direito
Na hipótese de o Presidente da República decretar, no mês de janeiro, estado de exceção em determinada região do país, em função de ameaças à ordem pública e paz social decorrentes de desastres provocados pelas chuvas torrenciais do início do ano, sem que tenha havido anterior decreto de exceção pelo mesmo fato, deverá o:
Parte superior do formulário
a)
Congresso Nacional ser convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias, pelo Presidente do Senado Federal, para decidir, por maioria absoluta, sobre o estado de defesa.
b)
Congresso Nacional ser convocado, extraordinariamente, no prazo de vinte e quatro horas, pelo Presidente da República, para decidir, por maioria absoluta, sobre o estado de defesa.
c)
Presidente da República submeter o ato, no prazo de cinco dias, ao Congresso Nacional, para que este decida, por maioria qualificada, sobre o estado de defesa.
d)
Presidente da República submeter o ato, no prazo de vinte e quatro horas, ao Congresso Nacional, para que este decida, por maioria absoluta, sobre o estado de sítio.
e)
Presidente do Senado Federal, no prazo de vinte e quatro horas, convocar o Congresso Nacional, para que este decida, pelo voto de dois terços de seus me mbros, sobre o estado de sítio.
Parte inferior do formulário
05Q570815
Ano: 2015
Banca: FAURGS
Órgão: TJ-RS
Prova: Advogado
A questão refere-se à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Quanto ao Estado de Defesa e ao Estado de Sítio, disciplinados sob o Título Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, assinale a alternativa que contém assertiva INCORRETA.
Parte superior do formulário
a)
O Presidente da República deve ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional previamente à decretação do Estado de Defesa e do Estado de Sítio.
b)
O Estado de Defesa exige autorização prévia do Congresso Nacional para sua decretação, enquanto que o Estado de Sítio exige comunicação posterior à sua decretação.
c)
A Mesa do Congresso Nacional designará Comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao Estado de Defesa e ao Estado de Sítio.
d)
O tempo de duração do Estado de Defesa não será superior a 30 dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
Parte inferior do formulário
06Q576251
Ano: 2015
Banca: FUNCAB
Órgão: PC-AC
Prova: Perito criminal
Em relação ao estado de defesa e ao estado de sítio, a alternativa INCORRETA é:
Parte superior do formulário
a)
no estado de defesa a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário.
b)
na vigência do estado de defesa é vedada a incomunicabilidade do preso.
c)
o tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
d)
caracteriza fundamento para a decretação do estádio de sítio comoção grave de repercussão regional nos Estados Federativos ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa.
e)
solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de cinco dias, a fim de apreciar o ato.
Parte inferior do formulário
07Q563720
Ano: 2015
Banca: CESPE
Órgão: TCU
Prova: Procurador
Considerando eventuais contextos de crise institucional, assinale a opção correta acerca dos instrumentos disponibilizados pela CF para enfrentar possíveis ameaças à ordem constitucional e ao Estado democrático de direito.
Parte superior do formulário
a)
Constatada a ocorrência de comoção grave de repercussão nacional, o presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa.
b)
Em caso de provimento de representação do procurador-geral da República pelo STF para assegurar a observância dos princípios constitucionais de intervenção, não há impedimento para que a CF seja normalmente emendada, tendo em vista que a intervenção federal, nessa hipótese, limitar-se-á a suspender a execução do ato impugnado.
c)
A intervenção em município localizado em estado-membro ocorrerá, em cada caso, conforme as hipóteses estabelecidas livremente na respectiva Constituição estadual, que definirá, entre outras coisas, os seus próprios princípios constitucionais de intervenção.
d)
A ação de grupos armados, inclusive militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático de direito constitui crime inafiançável e imprescritível.
e)
Em caso de grave comprometimento da ordem pública, a União poderá intervir em estado da Federação, devendo o decreto de intervenção especificar eventuais restrições ao direito de reunião, ainda que exercida no seio de associações.
Parte inferior do formulário
08Q562719
Ano: 2015
Banca: INSTITUTO AOCP
Órgão: EBSERH
Prova: Advogado
Assinale a alternativa correta de acordo com o que dispõe a Constituição Federal.
Parte superior do formulário
a)
Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
b)
Não é função institucional do Ministério Público defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas. 
c)
O Presidente da República pode, ouvido o Congresso Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. 
d)
As taxas poderão ter base de cálculo própria dos impostos. 
e)
Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados somente pela Câmara dos Deputados. 
Parte inferior do formulário
09Q589705
Ano: 2015
Banca: OBJETIVA
Órgão: Prefeitura de Vitorino - PR
Prova: Procurador
Analisar os itens abaixo:

I - Durante o estado de sítio é possível alterar o texto da Constituição Federal.

II - O estado de defesa é utilizado para sanar grave e iminente instabilidade institucional ou calamidades de grandes proporções na natureza.

III - O estado de defesa tem vigência de 30 dias não podendo ser prorrogado.

IV - Compete privativamente ao Congresso Nacional decretar o estado de defesa e o estado de sítio.

Está(ão) CORRETO(S): 
Parte superior do formulário
a)
Todos os itens.
b)
Somente o item III.
c)
Somente os itens III e IV.
d)
Somente os itens I e II.
e)
Somente o item II.
Parte inferior do formulário
10Q521336
Ano: 2015
Banca: CESPE
Órgão: TRF - 1ª REGIÃO
Prova: Juiz federal
Com referência à defesa do Estado e das instituições democráticas, à segurança pública e aos direitos de nacionalidade, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a)
Os cargos de ministro de Estado da Defesa e o de ministro das Relações Exteriores, entre outros, são privativos de brasileiros natos.
b)
Considera-se brasileiro nato o indivíduo nascido no estrangeiro e registrado em repartição brasileira competente, desde que seja filho de pai brasileiro ou de mãe brasileira, ainda que seus pais não estejam a serviço da República Federativa do Brasil.
c)
Compete exclusivamente ao Congresso Nacional aprovar previamente a decretação do estado de defesa e determinar o seu tempo de duração, bem como as áreas a serem abrangidas e as medidas coercitivas a vigorarem durante sua vigência. 
d)
O estado de sítio pode ser decretado em locais restritos e determinados, a fim de preservar a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional.
e)
Ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais civis e militares cabem às polícias civis. 
Parte inferior do formulário
11Q512728
Ano: 2015
Banca: MPT
Órgão: MPT
Prova: Procurador do trabalho
Examine as seguintes assertivas acerca do estado de defesa e do estado de sítio:

1) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
2) No caso de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante estado de defesa, o decreto de estado de sítio poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
3) Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de dez dias, a fim de apreciar o ato.
4) A Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os líderes partidários, designará Comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao estado de defesa e estado de sítio.

Marque a resposta CORRETA:
Parte superior do formulário
a)
apenas as assertivas 1 e 2 estão corretas;
b)
apenas as assertivas 2 e 4 estão corretas;
c)
apenas as assertivas 2 e 3 estão corretas;
d)
apenas as assertivas 1 e 4 estão corretas.
e)
Não respondida.
Parte inferior do formulário
12Q569794
Ano: 2015
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Prova: Consultor Legislativo
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, na vigência do Estado de Defesa, é:
Parte superior do formulário
a)
vedada a prisão superior a 5 (cinco) dias
b)
permitida a incomunicabilidade do preso
c)
vedada a detenção de qualquer pessoa
d)
vedada a incomunicabilidade do preso
Parte inferior do formulário
13Q462219
Ano: 2014
Banca: FGV
Órgão: PGM - Niterói
Prova: Procurador Municipal
Em relação ao estado de defesa e ao estado de sítio, assinale a afirmativa correta.
Parte superior do formulário
a)
Devem ser decretados pelo Congresso Nacional, a partir de provocação do Presidente da República.
b)
A atuação do Congresso Nacional está limitada à fiscalização dos atos praticados pelo Presidente da República.
c)
Deve ser colhido o pronunciamento do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional no item voltado à sua decretação.
d)
No caso de comprovada ineficácia das medidas adotadas durante o estado de sítio, é autorizada a decretação do estado de defesa.
e)
É vedada a restrição da liberdade de imprensa durante o estado de sítio.
Parte inferior do formulário
14Q452688
Ano: 2014
Banca: IBFC
Órgão: PC-SE
Prova: Agente de Polícia
Segundo a Constituição Federal, no Estado de Defesa poderão ser decretadas algumas medidas coercitivas por tempo determinado e em áreas específicas. São admitidas as seguintes medidas, exceto:
Parte superior do formulário
a)
Restrição ao direito de reunião.
b)
Incomunicabilidade do preso.
c)
Restrição ao sigilo de correspondência.
d)
Ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos na hipótese de calamidade pública.
Parte inferior do formulário
15Q485781
Ano: 2014
Banca: IPAD
Órgão: Prefeitura de Recife - PE
Prova: Guarda Municipal
Presidente da República constara no decreto que instituir o estado de defesa, as medidas adiante coercitivas que poderão restringir direitos, exceto:
Parte superior do formulário
a)
Reunião, ainda que exercida no seio das associações.
b)
Sigilo de correspondência.
c)
Sigilo de comunicacão telegráfica.
d)
Sigilo de comunicação te!efônica.
e)
Violabilidade domiciliar.
Parte inferior do formulário
16Q458590
Ano: 2014
Banca: FCC
Órgão: DPE-RS
Prova: Defensor Público
No que se refere à defesa do Estado e das instituições democráticas, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
a)
Para a decretação do estado de defesa deve haver prévia solicitação de autorização pelo Presidente da República ao Congresso Nacional.
b)
O controle político a ser exercido sobre a decretação do estado de sítio será realizado pelo Congresso Nacional por maioria simples de seus membros, dentro do prazo de 5 dias contados do recebimento do decreto.
c)
A defesa das instituições democráticas caracteriza-se pela preponderância de um grupo de poder sobre o outro com a imposição de uma legalidade extraordinária para restabelecer a ordem violada.
d)
As hipóteses de casos em que se poderá decretar o estado de defesa estão previstas de forma exemplificativa na Constituição Federal.
e)
A defesa do Estado traduz-se na defesa do território nacional contra invasões estrangeiras, na defesa da soberania nacional e na defesa da pátria.
Parte inferior do formulário
17Q429203
Ano: 2014
Banca: FCC
Órgão: DPE-PB
Prova: Defensor Público
A disciplina constitucional que rege o estado de sítio e o estado de defesa autoriza expressamente a imposição de restrições a determinados direitos e garantias fundamentais. Em ambos os casos (estado de sítio e estado de defesa), admite-se, segundo o texto constitucional, que sejam restringidos:
Parte superior do formulário
a)
o direito à inviolabilidade do domicílio e o direito de propriedade.
b)
o direito de reunião e o direito ao sigilo de correspondência.
c)
o direito à inviolabilidade do domicílio e o direito ao sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
d)
o direito de reunião e o direito de propriedade.
e)
o direito de propriedade e o direito ao sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
Parte inferior do formulário
18Q426439
Ano: 2014
Banca: IESES
Órgão: TJ-MS
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Durante este período poderão vigorar medidas coercitivas, dentre as seguintes:

I. Restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações.
II. Sigilo de correspondência, sigilo de comunicação telegráfica e telefônica, detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns.
III. Ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
IV. Obrigação de permanência em localidade determinada, busca e apreensão em domicílio.

A sequência correta é:
Parte superior do formulário
a)
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
b)
Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.
c)
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d)
Apenas a assertiva III está correta.
Parte inferior do formulário
19Q513776
Ano: 2014
Banca: INSTITUTO AOCP
Órgão: UFMS
Prova: Advogado
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. De acordo com o art. 136 da Constituição Federal, o tempo de duração do estado de defesa não será superior a ______, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
Parte superior do formulário
a)
quinze dias
b)
quarenta e cinco dias
c)
dez dias
d)
vinte dias
e)
trinta dias
Parte inferior do formulário
20Q552925
Ano: 2014
Banca: IDECAN
Órgão: UFAL
Prova: Advogado
Abordando o tema “Defesa do Estado e das Instituições Democráticas", marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Estado de Defesa, previsto no art. 136 da atual Constituição Federal, tem características mais amplas e precisas do que as medidas de emergência, quanto ao poder de iniciativa, aos órgãos de consulta, finalidade, alcance, duração e controle.
( ) O Estado de Defesa consiste na instauração de uma legalidade extraordinária, por tempo indeterminado, mediante decreto do Presidente da República, ouvidos o Conselho da República ou o Conselho de Defesa Nacional, para preservar a ordem pública ou a paz social ameaçadas por calamidades de grandes proporções na natureza.
( ) A audiência dos Conselhos da República e Defesa Nacional são de cunho consultivo do Presidente da República, pois não torna o ato vinculado.
A sequência está correta em
Parte superior do formulário
a)
F, F, F.
b)
F, V, F.
c)
V, F, V.
d)
V, V, F.
e)
V, V, V.
Parte inferior do formulário
Respostas    01: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   02: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   03: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   04: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   05: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   06: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   07: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   08: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   09: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   10: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   11: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   12: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   13: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   14: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   15: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   16: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   17: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   18: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   19: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   20: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c  
21Q418063
Ano: 2014
Banca: CESPE
Órgão: TJ-SE
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
Considerando as normas constitucionais vigentes no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a)
Segundo o STF, é permitida às universidades públicas a cobrança de taxa de matrícula a seus alunos.
b)
A União deve sempre repassar aos municípios a totalidade da arrecadação do ITR referente aos imóveis neles situados.
c)
A ocorrência de calamidade de graves proporções na natureza é motivo para o presidente da República decretar estado de defesa por um período máximo de trinta dias, prorrogável, uma única vez, por igual período.
d)
Lei complementar de iniciativa do Poder Executivo deve estabelecer, a cada quatro anos, o plano plurianual com diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para suas despesas.
e)
A União pode contratar empresa particular para a realização de lavra e enriquecimento de minérios e minerais nucleares, excetuados os radioisótopos.
Parte inferior do formulário
22Q419787
Ano: 2014
Banca: ACAFE
Órgão: PC-SC
Prova: Delegado de Polícia
O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.

Sobre o tema e de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil - CRFB/88 é correto afirmar, exceto:
Parte superior do formulário
a)
Na vigência do estado de defesa a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial.
b)
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
c)
Na vigência do estado de defesa a comunicação será acompanhada de declaração, pela autoridade, do estado físico e mental do detido no momento de sua autuação.
d)
Na vigência do estado de defesa a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a trinta dias, estando vedada, ainda, a incomunicabilidade do preso.
e)
O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
Parte inferior do formulário
23Q414615
Ano: 2014
Banca: FCC
Órgão: MPE-PE
Prova: Promotor de Justiça
Tendo os Municípios situados na região serrana de determinado Estado da federação sido atingidos por dias seguidos de chuvas torrenciais, que provocaram destruição e perdas de grandes proporções para a população local, o Presidente da República decreta estado de defesa, a vigorar por 30 dias nas localidades em questão, determinando, entre outras medidas, restrições ao direito de reunião, inclusive se exercida no seio das associações, e a ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, prevendo a responsabilidade da União pelos danos e custos decorrentes. Nesta hipótese, a decretação do estado de defesa
Parte superior do formulário
a)
não poderia ter estabelecido a responsabilidade da União por danos e custos decorrentes da ocupação e uso temporário de bens, diante da ausência de previsão constitucional a esse respeito.
b)
não poderia ter instituído restrições à liberdade de reunião, exercida no seio das associações, por se tratar de medida admitida apenas na hipótese de estado de sítio.
c)
deveria ter sido precedida de autorização do Congresso Nacional, pelo voto da maioria absoluta de seus membros.
d)
é incompatível com a disciplina constitucional da matéria, no que se refere à duração e abrangência do estado de exceção.
e)
é compatível com a disciplina constitucional da matéria, no que se refere aos fatos que a ensejaram, à duração e abrangência do estado de exceção, bem como às medidas restritivas determinadas.
Parte inferior do formulário
24Q415050
Ano: 2014
Banca: MPE-SC
Órgão: MPE-SC
Prova: Promotor de Justiça
Analise o enunciado da questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.

O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, que não poderá ser superior 10 (dez) dias, podendo ser renovado, por igual período, sempre que persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
Parte superior do formulário
  • Certo
  • Errado
Parte inferior do formulário
25Q390291
Ano: 2014
Banca: VUNESP
Órgão: TJ-SP
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
O estado de defesa delimitado na Constituição Federal prevê:
Parte superior do formulário
a)
ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
b)
encaminhamento obrigatório por parte do Presidente da República do ato que decretar o estado de defesa ou sua prorrogação, com a respectiva justificação, para eventual aprovação, ao Supremo Tribunal Federal, dentro do prazo de vinte e quatro horas.
c)
tempo de duração não superior a trinta dias, admitidas prorrogações por igual prazo, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
d)
a possibilidade de restrição apenas aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações.
Parte inferior do formulário
26Q393664
Ano: 2014
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Prova: Assistente Técnico
Constitui um dos pressupostos de fundo do estado de defesa a existência de:
Parte superior do formulário
a)
prévia manifestação do Conselho da República ou do Conselho de Defesa Nacional
b)
grave e iminente instabilidade institucional que ameace a ordem ou a paz social
c)
comoção grave de repercussão nacional
d)
decretação prévia de intervenção federal
Parte inferior do formulário
27Q385382
Ano: 2014
Banca: IADES
Órgão: UFBA
Prova: Advogado
Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
a)
É caso de decretação do Estado de Sítio a comoção grave de repercussão regional na capital de uma das unidades federativas.
b)
A apuração de infrações penais cometidas contra os interesses de empresa pública federal insere-se no âmbito de atribuição da polícia federal.
c)
O presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar o estado de sítio nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa e a declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
d)
Considere que determinada lei ordinária tenha criado órgão especializado em perícia e o tenha inserido no rol dos órgãos responsáveis pela segurança pública. Nessa situação, a lei está em consonância com a CF, a qual admite expressamente a criação de outros órgãos públicos encarregados da segurança pública, além daqueles previstos no texto constitucional.
e)
O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, entre as seguintes: restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações, sigilo de correspondência, inviolabilidade domiciliar, sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
Parte inferior do formulário
28Q381993
Ano: 2014
Banca: CESPE
Órgão: TJ-DFT
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
Considerando os dispositivos constitucionais referentes à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a)
Em caso de calamidade de grandes proporções na natureza, pode o presidente da República decretar, em local restrito e determinado, o estado de sítio.
b)
A decretação do estado de defesa pelo presidente da República deve ser precedida de autorização do Congresso Nacional.
c)
O município está constitucionalmente autorizado a criar guarda municipal para que exerça a função de polícia judiciária em assuntos de interesse local.
d)
O estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo às praças prestadoras de serviço militar inicial está em consonância com o texto constitucional.
e)
A impossibilidade de a CF sofrer alterações durante o estado de defesa configura uma limitação material ao poder constituinte reformador.
Parte inferior do formulário
29Q518911
Ano: 2014
Banca: INSTITUTO AOCP
Órgão: UFC
Prova: Advogado
Em relação ao estado de defesa, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de defesa.
II. O decreto que instituir o estado de defesa determinará, dentre outras medidas coercitivas, a restrição ao direito de reunião, ainda que exercida no seio das associações.
III. O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
IV. Na vigência do estado de defesa, é vedada a incomunicabilidade do preso.

Parte superior do formulário
a)
Apenas II, III e IV.
b)
Apenas I, II e IV.
c)
Apenas II e III.
d)
Apenas I e IV.
e)
I, II, III e IV.
Parte inferior do formulário
30Q373456
Ano: 2014
Banca: IADES
Órgão: METRÔ-DF
Prova: Advogado
Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
a)
O presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar o estado de sítio nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa e a declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
b)
A apuração de infrações penais cometidas contra os interesses de empresa pública federal insere-se no âmbito de atribuição da Polícia Federal.
c)
O estado de defesa poderá ser decretado por prazo indeterminado na hipótese de gravíssimo comprometimento da ordem pública.
d)
O estado de sítio é medida mais branda de defesa do Estado e das instituições democráticas e, diferentemente do estado de defesa, não exige autorização prévia do Congresso Nacional para que possa ser decretado pelo presidente da República.
e)
O decreto que instituir o estado de defesa pode indicar, como medida coercitiva, a busca e apreensão em domicílio.
Parte inferior do formulário
31Q516101
Ano: 2014
Banca: INSTITUTO AOCP
Órgão: UFS
Prova: Advogado
Ouvido o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza, o presidente da República pode decretar
Parte superior do formulário
a)
estado de sítio.
b)
estado de ordem.
c)
estado de defesa.
d)
estado de calamidade.
e)
estado de sigilo
Parte inferior do formulário
32Q461981
Ano: 2014
Banca: IMA
Órgão: Prefeitura de Paraibano - MA
Prova: Procurador
A Constituição Federal possui formas de proteção do Estado. Sistemas emergenciais ou sistemas constitucionais das crises, tais sistemas visam à proteção da soberania do Estado e, em última análise, a paz social. O estado de defesa e o estado de sítio possibilitam a ampliação extraordinária e excepcional dos poderes do Governo. Acerca do Estado de Defesa e Estado de Sítio, assinale a opção CORRETA:
Parte superior do formulário
a)
A primeira característica do estado de defesa é a supressão imediata do direito de reunião durante a vigência do mesmo.
b)
Todos os presos ficarão incomunicáveis durante a vigência do estado de defesa.
c)
O objetivo do estado de defesa é preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçada por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
d)
O Presidente da República e os governadores podem, ouvidos os conselhos legais, decretar estado de defesa.
Parte inferior do formulário
33Q700996
Ano: 2014
Banca: IADES
Órgão: FUNPRESP-EXE
Prova: Analista Técnico - Jurídico
Que medida o presidente da República poderá decretar, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitando autorização ao Congresso Nacional nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou de declaração de estado de guerra ou de resposta a agressão armada estrangeira?
Parte superior do formulário
a)
Estado de sítio.
b)
Atuação da Força Nacional e Polícia Federal.
c)
Intervenção federal.
d)
Estado de defesa.
e)
Atuação das Forças Armadas.
Parte inferior do formulário
34Q726641
Ano: 2014
Banca: FMP-RS
Órgão: TJ-MT
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
A respeito do Estado de Defesa, assinale a afirmativa correta.
Parte superior do formulário
a)
É vedada a restrição ao direito de reunião.
b)
A incomunicabilidade do preso poderá ser decretada por período não superior a dez dias.
c)
Decretado o estado de defesa pelo Presidente da República, o Congresso Nacional decidirá a respeito do ato e de sua justificação por meio de votação de maioria simples.
d)
Poderá ser decretada como medida coercitiva a restrição ao direito de sigilo de correspondência.
e)
Rejeitado o decreto pelo Congresso Nacional, este será submetido ao pleno do Supremo Tribunal Federal.
Parte inferior do formulário
35Q350753
Ano: 2013
Banca: IBFC
Órgão: PC-RJ
Prova: Oficial de Cartório
Analise as assertivas abaixo, que tratam das disposições constitucionais sobre a “Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:

I. As imunidades parlamentares subsistirão durante o estado de defesa e o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante voto de três quintos dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.

II. O estado de sítio decretado em virtude de comoção grave de repercussão nacional ou ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa só poderá ser decretado no prazo máximo de trinta dias, podendo ser prorrogado por novos períodos sucessivos, mas nunca superiores a este.

III. Em tese, qualquer garantia constitucional poderá ser suspensa durante o estado de sítio decretado em virtude de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira, desde que indicada a sua duração, as normas necessárias a sua execução e as garantias constitucionais que ficarão suspensas.

Estão corretas apenas as assertivas:
Parte superior do formulário
a)
III.
b)
I, II e III.
c)
I e II.
d)
I e III.
e)
II e III.
Parte inferior do formulário
36Q413318
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: AL-MT
Prova: Procurador
No que se refere ao Estado de Exceção (Estado de Defesa e Estado de Sítio), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Estado de Exceção é a situação de fato que, estabelecida, implica o esvaziamento do direito e sua substituição por uma espécie de anomia transitória, sob cuja vigência, de maior ou menor duração - a depender das circunstâncias - , são afastadas ou suprimidas as restrições que, em situação normal, as leis impõem às autoridades e aos detentores do poder em geral.
( ) Na vigência do Estado de Defesa é vedado que se estabeleçam restrições aos direitos de reunião, desde que tais ocorram no seio das associações.
( ) Uma das hipóteses de decretação de Estado de Sítio é a comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o Estado de Defesa. Em tal hipótese não há necessidade de estabelecimento de prazo para duração, permanecendo o Estado de Sítio vigente durante todo o tempo de ocorrência da situação anteriormente descrita.

As afirmativas são, respectivamente,
Parte superior do formulário
a)
V, V e V.
b)
F, F e F.
c)
V, V e F.
d)
V, F e F.
e)
F, V e F.
Parte inferior do formulário
37Q370604
Ano: 2013
Banca: IBFC
Órgão: MPE-SP
Prova: Analista de Promotoria II
Considerando as disposições constitucionais a respeito da organização do Estado, pode-se dizer que é instrumento de manutenção da unidade do pacto federativo, apto a impedir a desagregação da Federação:
Parte superior do formulário
a)
O estado de sítio.
b)
O estado de defesa.
c)
A intervenção federal.
d)
A solução pacífica dos conflitos.
e)
A Força Nacional de Segurança Pública.
Parte inferior do formulário
38Q404164
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TJ-RN
Prova: Juiz de Direito
A respeito da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a)
No decreto do estado de sítio, devem constar a duração da medida, as normas necessárias a sua execução e as garantias constitucionais que ficarão suspensas, devendo o presidente da República, após a publicação do decreto, designar o executor das medidas específicas e as áreas abrangidas.
b)
Conforme o STF, em se tratando de concurso público para acesso à carreira militar, a fixação de limite de idade pode ser feita apenas no edital, não sendo necessária previsão nesse sentido em lei.
c)
A consulta ao Conselho da República e ao Conselho de Defesa Nacional é desnecessária em caso de decretação, pelo presidente da República, de estado de defesa com vistas à preservação ou ao pronto restabelecimento, em locais restritos e determinados, da ordem pública ou da paz social ameaçada por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza, haja vista que esse ato é de competência exclusiva do chefe do Poder Executivo.
d)
A duração do estado de defesa não pode ser superior a sessenta dias, prazo que pode ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
e)
O presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, independentemente de autorização do Congresso Nacional, decretar o estado de sítio nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante estado de defesa, declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
Parte inferior do formulário
39Q436799
Ano: 2013
Banca: FEPESE
Órgão: SJC-SC
Prova: Agente de ação social
De acordo com a Constituição da República de 1988, o Estado de Defesa é medida de exceção decretada quando:
Parte superior do formulário
a)
houver necessidade de prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, áreas atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
b)
houver declaração de estado de guerra pela Presidência da República, após autorização do Congresso Nacional.
c)
for verificada comoção grave de repercussão nacional.
d)
houver necessidade de resposta a agressão armada estrangeira.
e)
for comprovada a falta de efetivo militar para o policiamento ostensivo.
Parte inferior do formulário
40Q407260
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TJ-BA
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
Assinale a opção correta acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas.
Parte superior do formulário
a)
O presidente da República, ao solicitar autorização para prorrogar o estado de sítio, deve relatar os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.
b)
A mesa da Câmara dos Deputados, ouvidos os líderes partidários, deve designar comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao estado de defesa e ao estado de sítio.
c)
No decreto de instituição do estado de defesa, podem-se determinar restrições aos direitos de sigilo de correspondência, mas não ao sigilo de comunicação telefônica.
d)
Durante a vigência do estado de defesa, a prisão ou a detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo se autorizada pelo presidente da República.
e)
A decretação de estado de defesa pelo presidente da República depende de prévia autorização da Câmara dos Deputados.
Parte inferior do formulário
Respostas    21: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   22: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   23: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   24: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   25: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   26: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   27: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   28: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   29: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   30: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   31: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   32: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   33: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   34: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   35: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   36: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   37: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   38: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   39: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   40: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d  
41Q354786
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TJ-ES
Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros
Assinale a opção correta no que diz respeito à defesa do Estado e das instituições democráticas, conforme disposição constitucional.
Parte superior do formulário
a)
Permite-se a incomunicabilidade do preso na vigência do estado de defesa.
b)
Cessado o estado de sítio, seus efeitos poderão perdurar por até sessenta dias.
c)
A CF admite restrições ao direito de sigilo de comunicação telegráfica e telefônica durante o estado de defesa.
d)
O presidente da República depende de autorização prévia para decretar o estado de defesa.
e)
Na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Congresso Nacional.
Parte inferior do formulário
42Q345727
Ano: 2013
Banca: TRF - 3ª REGIÃO
Órgão: TRF - 3ª REGIÃO
Prova: Juiz federal
Do estado de defesa e do estado de sítio, não é correto que:
Parte superior do formulário
a)
o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza;
b)
o decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, podendo abranger restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações, o sigilo de correspondência e o sigilo de comunicação telegráfica e telefônica, sendo que a ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, responderá a União pelos danos e custos decorrentes;
c)
o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar o estado de sítio nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa e a declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
d)
o decreto do estado de sítio indicará sua duração, as normas necessárias a sua execução e as garantias constitucionais que ficarão suspensas, e, depois de publicado, o Presidente da República designará o executor das medidas específicas e as áreas abrangidas;
e)
a Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os líderes partidários, designará Comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao estado de defesa e ao estado de sítio.
Parte inferior do formulário
43Q343473
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: DPE-DF
Prova: Defensor Público
Julgue o item abaixo, a respeito da defesa do Estado e das instituições democráticas.

A decretação do estado de sítio, medida excepcional, pode ocorrer tanto em caso de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira, quanto de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa.
Parte superior do formulário
  • Certo
  • Errado
Parte inferior do formulário
44Q478981
Ano: 2013
Banca: MPM
Órgão: MPM
Prova: Promotor de Justiça Militar
SOBRE SEGURANÇA E DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Parte superior do formulário
a)
Estado de defesa implica restrições aos direitos de reunião, sigilos de correspondência e de comunicação telefônica, além de autorizar, pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, a incomunicabilidade do preso.
b)
Conselho de Defesa Nacional, órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, conta com a presença de todos os Comandantes das Forças Armadas em sua composição.
c)
Incumbe ao Conselho de Defesa Nacional aprovar a decretação do estado de defesa e autorizar o estado de sítio.
d)
A decretação de estado de sítio, medida mais gravosa que o estado de defesa, permite a realização de busca e apreensão domiciliar independentemente de ordem escrita e fundamentada de autoridade judicial.
Parte inferior do formulário
45Q316105
Ano: 2013
Banca: COPS-UEL
Órgão: PC-PR
Prova: Delegado de Polícia
Com relação ao texto da Constituição Brasileira (CF) de 1988, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A CF não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

( ) O decreto de intervenção é ato do chefe do Poder Executivo e deverá especificar a amplitude, o prazo e as condições de execução da intervenção e, se couber, nomeará o interventor.

( ) Sempre que houver intervenção federal caberá o afastamento do governador do Estado-Membro da federação que sofre a intervenção, para a devida correção dos abusos cometidos.

( ) Entre as medidas coercitivas a vigorarem durante o estado de defesa encontram-se restrições ao direito de sigilo de correspondência e ao direito de sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.

( ) A declaração de estado de guerra ou a resposta à agressão armada estrangeira permite a suspensão dos direitos fundamentais individuais, para a boa condução da defesa do Estado brasileiro.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Parte superior do formulário
a)
V, V, F, V, F.
b)
V, F, F, V, V.
c)
V, F, F, F, V.
d)
F, V, V, F, F
e)
F, F, V, F, V.
Parte inferior do formulário
46Q455356
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: AL-MA
Prova: Consultor Legislativo
Uma das atribuições constitucionais do Presidente da República consiste na declaração do Estado de Defesa. Em priscas eras esse conceito era informado pela denominada teoria da Segurança Nacional com conhecidas conotações geopolíticas.

Nos termos da atual Constituição Federal, o instituto referido é uma espécie de estado
Parte superior do formulário
a)
de exceção.
b)
regular.
c)
intervencionista.
d)
de sítio.
e)
de guerra.
Parte inferior do formulário
47Q314496
Ano: 2013
Banca: FCC
Órgão: AL-PB
Prova: Procurador
O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:
Parte superior do formulário
a)
restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações, sigilo de correspondência, inviolabilidade domiciliar, sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
b)
restrições aos direitos de associação, sigilo de correspondência, sigilo bancário e fiscal.
c)
restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações, sigilo de correspondência, sigilo de comunicação telegráfica e telefônica e liberdade de imprensa.
d)
restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações, sigilo de correspondência, sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
e)
restrições aos direitos de associação, liberdade de imprensa, sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
Parte inferior do formulário
48Q304674
Ano: 2013
Banca: FMP-RS
Órgão: MPE-AC
Prova: Analista - Processual
Quanto à defesa do Estado e das instituições democráticas na Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
a)
A decretação do estado de sítio pelo Presidente da República na hipótese de resposta a agressão armada estrangeira não está sujeita ao controle político do Congresso Nacional.
b)
O estado de defesa poderá ser decretado por prazo indeterminado na hipótese de gravíssimo comprometimento da ordem pública.
c)
Na vigência de estado de sítio, decretado em razão de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa, poderão ser determinadas restrições à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão.
d)
A decretação do estado de sítio ou sua prorrogação pelo Presidente da República está condicionada à autorização do Congresso Nacional por maioria de dois terços de seus membros.
e)
Na vigência do estado de defesa, é permitida a incomunicabilidade do preso por até dez dias.
Parte inferior do formulário
49Q305388
Ano: 2013
Banca: FUNCAB
Órgão: PC-ES
Prova: Delegado de Polícia
Marque a alternativa correta.
Parte superior do formulário
a)
O Estado de Defesa se dá por decreto do Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, devendo o decreto que o instituir determinar a obrigação de permanência em localidade determinada, detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns, restrições relativas à inviolabi l idade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei.
b)
O Estado de Defesa se dá por decreto do Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, devendo o decreto que o instituir determinar a suspensão da liberdade de reunião, a busca e apreensão em domicílio, a intervenção nas empresas de serviços públicos e a requisição de bens.
c)
O Estado de Sítio se dá por decreto do Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, desde que autorizado pelo Congresso Nacional, devendo o decreto que o instituir determinar o tempo de sua duração, especificar as áreas a seremabrangidas e indicar, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem.
d)
O Estado de Sítio se dá por decreto do Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, desde que autorizado pelo Congresso Nacional, devendo o decreto que o inst i tui r determinar as restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações, o sigilo de correspondência, sigi lo de comunicação telegráfica e telefônica.
e)
Na vigência do Estado de Defesa a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao Juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial, sendo vedada a incomunicabilidade do preso.
Parte inferior do formulário
50Q301025
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária
Julgue os itens seguintes, a respeito do estado de defesa e do estado
de sítio.

O Congresso Nacional deixará de funcionar enquanto vigorar o estado de defesa.
Parte superior do formulário
  • Certo
  • Errado
Parte inferior do formulário
51Q301026
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária
O estado de defesa e o estado de sítio são medidas excepcionais previstas no texto constitucional e visam à restauração da ordem em momentos de crise.
Parte superior do formulário
  • Certo
  • Errado
Parte inferior do formulário
52Q302437
Ano: 2013
Banca: UEG
Órgão: PC-GO
Prova: Delegado de Polícia
A Constituição Federal estabelece um conjunto de normas visando ao respeito e à preservação do regime democrático e das instituições políticas, por meio do equilíbrio entre as forças do poder e a normalidade das relações sociais e dos entes privados. Delineou-se, no que a doutrina denomina de sistema constitucional de crises, o estado de exceção, em que estão previstos os estados de defesa e o de sítio. As medidas tomadas durante os estados de exceção e de sítio
Parte superior do formulário
a)
comportam controle, fiscalização e acompanhamento, o que pressupõe a vedação dos abusos e a inexistência de prática de ilícito nesses períodos.
b)
comportam controle e acompanhamento, respondendo os responsáveis pelos ilícitos praticados nesses períodos.
c)
não comportam controle, mas fiscalização e acompanhamento e posterior responsabilidade por ilícito praticado nesses períodos.
d)
não comportam controle, mas acompanhamento e fiscalização, o que pressupõe o impedimento de abusos e a inexistência de prática de ilícito nesses períodos.
Parte inferior do formulário
53Q302517
Ano: 2013
Banca: UEG
Órgão: PC-GO
Prova: Agente de Polícia
No sistema constitucional do gerenciamento das crises, a Constituição Federal prevê medidas excepcionais para a restauração da ordem, em momentos de anormalidade. São medidas que ampliam o poder repressivo do Estado, informadas pelos princípios da necessidade e da temporalidade, restringindo os direitos e garantias individuais. Dentre essas medidas excepcionais para a restauração da ordem, encontra-se o estado de
Parte superior do formulário
a)
defesa, que pode ser estabelecido por vezes sucessivas e consecutivas, sendo de âmbito nacional.
b)
sítio, que permite a restrição ao sigilo de correspondência, ao direito de propriedade e à liberdade de manifestação do pensamento.
c)
defesa, que permite a restrição à inviolabilidade domiciliar, ao sigilo de correspondência e à liberdade de expressão do pensamento.
d)
sítio, que, depois de estabelecido, pode ser prorrogado por tempo indeterminado, sendo de âmbito nacional.
Parte inferior do formulário
54Q304732
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TRF - 5ª REGIÃO
Prova: Juiz federal
Com relação a segurança pública, defesa do estado e das instituições democráticas e funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a)
O decreto que instituir o estado de defesa pode indicar, como medida coercitiva, a busca e apreensão em domicílio.
b)
É constitucional, de acordo com entendimento do STF, norma estadual que atribua à defensoria pública estadual a prestação de assistência judicial a servidores públicos processados pela prática de ato em razão do exercício de suas funções.
c)
É obrigatória a participação do Poder Legislativo estadual no procedimento de escolha e nomeação do procurador-geral de justiça de estado-membro, assim como é obrigatória a participação do Senado Federal no procedimento de escolha e nomeação do procurador-geral da República.
d)
O advogado-geral da União será julgado, pelos crimes de responsabilidade, perante o STF.
e)
O rol dos órgãos encarregados do exercício da segurança pública, previsto constitucionalmente, é taxativo e, segundo o STF, os estados-membros e o DF devem observá-lo.
Parte inferior do formulário
55Q286476
Ano: 2012
Banca: MPE-PR
Órgão: MPE-PR
Prova: Promotor de Justiça
Analise as assertivas abaixo e, depois, responda:

I- A autonomia dos Estados federados, nos termos da Constituição Federal, está assegurada por meio da sua capacidade de auto-organização, de autolegislação, de autogoverno e autoadministração;

II- O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze;

III- A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros;

IV- O cargo de Presidente da Câmara dos Deputados é privativo de brasileiro nato;

V- O tempo de duração do estado de defesa, previsto na Constituição Federal, não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
Parte superior do formulário
a)
Todas as alternativas estão corretas.
b)
As alternativas II e IV estão incorretas.
c)
Somente a alternativa IV está incorreta.
d)
As alternativas III e V estão incorretas.
e)
Somente a alternativa I está correta.
Parte inferior do formulário
56Q286593
Ano: 2012
Banca: CESPE
Órgão: DPE-SE
Prova: Defensor Público
No que diz respeito ao estado de defesa, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a)
O preso por crime contra o Estado poderá ficar em cárcere por tempo indeterminado, independentemente de autorização do Poder Judiciário, enquanto perdurar o estado de defesa durante o qual se tenha determinado a sua prisão.
b)
O decreto que instituir o estado de defesa poderá restringir, nos termos e limites da lei, o direito de reunião, inclusive no âmbito das associações.
c)
Em nenhuma hipótese, o estado de defesa poderá durar mais de trinta dias.
d)
Decretado o estado de defesa, o presidente da República submeterá o ato, no prazo de vinte e quatro horas, com a respectiva justificação, ao Congresso Nacional, que o apreciará; caso o Parlamento esteja em recesso, a apreciação do ato ocorrerá assim que este retomar seus trabalhos.
e)
Durante a vigência do estado de defesa, o preso por crime contra o Estado poderá ficar incomunicável.
Parte inferior do formulário
57Q341171
Ano: 2012
Banca: TJ-DFT
Órgão: TJ-DFT
Prova: Juiz de Direito
Responda a questão considerando as assertivas abaixo:

I – Se o Presidente da República solicitar urgência para a apreciação de projeto de lei de sua iniciativa e, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até 45 dias, sobrestar-se-ão todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa.

II – A lei oriunda de projeto de lei, de iniciativa de Deputado Federal, que disponha sobre aposentadoria de servidores públicos, dos territórios federais, padecerá de inconstitucionalidade formal.

III – Em tema de estado de defesa, é correto afirmar que essa “crise constitucional” autoriza, dentre outras medidas, a suspensão da liberdade de reunião.
Parte superior do formulário
a)
se somente a assertiva I for correta
b)
se somente a assertiva II for correta
c)
se somente a assertiva III for correta
d)
se nenhuma das assertivas for correta
Parte inferior do formulário
58Q283148
Ano: 2012
Banca: FUNCAB
Órgão: PC-RJ
Prova: Delegado de Polícia
De acordo com as normas constitucionais que disciplinam o estado de defesa, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
a)
O Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitará ao Congresso Nacional autorização para a decretação do estado de defesa, expondo os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.
b)
O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado tantas vezes, por igual período, se persistirem as razões que justifiquem a sua decretação.
c)
A restrição ao direito de reunião, ainda que exercida no seio das associações, encontra-se entre asmedidas coercitivas a serem indicadas no decreto que institui o estado de defesa, nos termos e limites da lei.
d)
Na vigência do estado de defesa, não há vedação quanto à incomunicabilidade do preso.
e)
Enquanto perdurar o estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa, sem a autorização do Poder Judiciário, poderá ser superior a dez dias, até o limite de trinta dias.
Parte inferior do formulário
59Q264040
Ano: 2012
Banca: ESAF
Órgão: Receita Federal
Prova: Auditor Fiscal da Receita Federal
O Estado de Sítio e o Estado de Defesa são institutos previstos no Texto Constitucional de 1988 e adotados em situações extremas. Sobre eles é, correto afirmar que:
Parte superior do formulário
a)
cabe ao governador do Estado, com a autorização da Assembléia Legislativa, decretar o Estado de Sítio no âmbito do Estado respectivo.
b)
as imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.
c)
a decretação de estado de defesa e o pedido de autorização para a decretação de estado de sítio são hipóteses previstas na Constituição Federal para a convocação extraordinária do Congresso Nacional pelo Presidente do Senado Federal.
d)
na vigência de Estado de Sítio, é suspenso qualquer procedimento em processo de cassação de Deputado ou Senador.
e)
o Estado de Defesa e o Estado de Sítio somente podem ser decretados após deliberação por maioria absoluta do Congresso Nacional.
Parte inferior do formulário
60Q270036
Ano: 2012
Banca: FCC
Órgão: PGM - João Pessoa - PB
Prova: Procurador Municipal
A Constituição Federal permite o estabelecimento de restrições ao exercício de direitos fundamentais. Exemplo disso é a disposição constitucional que confere competência
Parte superior do formulário
a)
ao Presidente da República para decretar o estado de defesa, podendo o Decreto estabelecer, entre outras medidas coercitivas, restrições relativas à inviolabilidade de domicílio, além daquelas já previstas na Constituição.
b)
ao Presidente da República para decretar o estado de sítio, após autorização do Congresso Nacional, podendo o Decreto restringir, entre outros direitos, a liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei.
c)
à autoridade judicial para, em processo criminal, autorizar a autoridade policial a ingressar, em qualquer horário, no domicílio do condenado criminalmente, ainda que sem o seu consentimento.
d)
à autoridade judicial para determinar a interceptação de comunicações telefônicas, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer, para fins de investigação criminal e instrução processual civil ou penal.
e)
à autoridade administrativa para dissolver associação civil, mediante decisão proferida em processo administrativo que assegure a ampla defesa e o contraditório, desde que constatado que a associação se dedique a atividades de caráter paramilitar.
Parte inferior do formulário
Respostas    41: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   42: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   43: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   44: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   45: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   46: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   47: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJkIl1d/text.png?sha=2f088f6f   48: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   49: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   50: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   51: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   52: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   53: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   54: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJlIl1d/text.png?sha=bd3c7549   55: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJhIl1d/text.png?sha=44aa048d   56: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   57: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70   58: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   59: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJjIl1d/text.png?sha=3da3454c   60: https://www.qconcursos.com/media/W1siZyIsInRleHQiLCJiIl1d/text.png?sha=61a69a70  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estado de sítio

Dos Crimes Contra a Administração Pública - Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral

Direitos Sociais